quarta-feira, 30 de março de 2011
Professores
Boa tarde camaradas. Eu ia postar isso ontem no dia do ocorrido, mas ai aconteceram umas coisas estranhas e não deu tempo. Ontem de manhã eu presenciei uma cena extremamente ridícula na sala de aula, e acabei percebendo o quão bom são os professores que dão aulas hoje, ao menos em Cosmópolis, mas eu duvido que seja diferente em outros lugares do Brasil.
Os professores ativos hoje, ao menos em sua grande maioria, parecem NÃO ter vontade de ensinar. O ensino é realmente muito ruim, professores seguem a velha cartilha do governo, dando as matérias de forma aleatória sem mostrar ao aluno que a mesma pode ser muito mais interessante que apenas contas espalhadas pelo quadro negro, ou ainda resumos, e até mesmo cópias, de textos que já estão estritamente resumidos no livro didático. Logo o aluno perde totalmente a vontade de fazer CÓPIAS ou CONTAS mal explicadas que muitas vezes não serão nem mesmo corrigidas e jogadas fora numa pilha de papéis esquecida.
O que me fez prestar atenção nesses fatores foram dois eventos que ocorreram essa semana. O primeiro deles foi na aula de inglês, na qual o professor pediu para se traduzir um texto. Eu me considero um dos poucos casos de aluno que sabe inglês avançado sem nunca ter feito curso, graças à jogos, séries e filmes legendados. Nesse dia em questão eu terminei a tradução e levei para que o professor desse visto e o ponto positivo. A tradução não estava ao PÉ-DA-LETRA, e sim totalmente acomodada com definições em português, fazendo com que a idéia principal do texto fosse mantida, e que não ficasse sem sentido nenhuma das orações. O professor deu uma olhada "por cima", me devolveu e disse que estava errado porque não estava igual a dele. Ao bater o olho na tradução totalmente PORCA dele eu só consegui pensar "esse filho da puta jogou essa merda no Google Tradutor e colou do jeito que estava. No caso, para estar certa o aluno deveria traduzir da maneira que a quinta série traduz, e ia ficar uma MERDA sem sentido, acabei ficando sem o visto, prefiro ter a tradução correta na apostila do que CAGAR nela toda pra ganhar uma porra de um visto.
A segunda coisa foi ontem também de manhã, mas dessa vez na aula de história. Professores que manjam um pouco sobre o assunto na área que ele dá aula se acham o máximo quando na verdade a aula desses caras são um completo LIXO, é o caso desse professor de história. Aconteceu o seguinte, meu caro colega de sala já tinha terminado os exercícios, dos quais o professor disse que não havia necessidade de copiar no caderno, simplesmente tendo que respondê-los. A aula já estava próxima do fim quando esse professor teve a idéia de corrigir os exercícios, eu virei pra esse colega e perguntei se ele poderia levar uns papéis pra mim no lixo, já que ele ia levar alguns dele, ele fez que sim, levantou e foi até o lixo. Eis que o professor inicia o bate-boca dizendo em tom alto para ele ir sentar e parar de "passear" pela sala, e afirmou também que ele iria responder a primeira questão. A correção desse professor é EXTREMAMENTE ridícula, pra poupar tempo ele NÃO LÊ A PERGUNTA, simplesmente fala: Fulano, o que é que você colocou na 1ª ? E ai quando o aluno responde ninguém consegue assimilar a resposta com O VENTO, e se a resposta de alguém está errada ela simplesmente apaga e copia o que o outro disse sem se questionar por que a dela estava errada.
Quando esse colega responde que era a letra A o professor elevou mais ainda o tom de voz e disse: A DE ASNO NÉ ?! O aluno se defendeu perguntando se só por que ele errou ele seria um asno, um burro. O professor, dessa vez GRITANDO, disse: VOCÊ QUER ARRUMAR BAIXARIA ?! SE VOCÊ QUISER A GENTE LEVA ESSE BARRACO PRA DIRETORIA AGORA!
Tudo bem que esse aluno não é um dos melhores, mas mesmo assim, se um professor acha que tem o direito de tratar um aluno como ele bem entender, então qualquer aluno tem a moral muito mais elevada do que ele, afinal como a maioria dos professores exige respeito esse também exigia, e como você quer exigir respeito se você não dá em troca ? Mas o que realmente me deixou mais PUTO foi o aluno não ter respondido nada à altura, aliás, não responder mais nada e ficar quieto. Muitas vezes passou pela minha cabeça passaram muitas coisas quanto à essa aula, uma delas é que o Professor hoje já não é mais professor, é simplesmente um homem ou mulher que senta a bunda GORDA na cadeira e passa alguma coisa na lousa ou pede algumas contas, sem se importar se o aluno está ou não aprendendo a matéria.
Existem poucos casos de professores ainda bons hoje, os poucos exemplos que eu posso citar são os professores do Pandora ( Escola daquelas que dão curso pré-vestibular), e poucos do GEPAN, como a professora de Química, Geografia, ou ainda o professor de Biologia. Nesse ritmo o Brasil vai afundar nos estudos, logo logo o aluno só vai pra escola pra responder a chamada e comer a merenda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário